Joalherias nacionais inauguram corner inédito na Bergdorf Goodman, em NY. A ação faz parte do "Mine to Market", projeto criado pela JULLS, empresa de curadoria e posicionamento de joalherias brasileiras no exterior.


“Estar presente pelo segundo ano na feira é uma oportunidade única de apresentar o design autoral brasileiro de alta qualidade para os melhores retailers do mundo. Toda a visibilidade da participação de joalheiros nacionais joga o holofote não apenas nas peças desenvolvidas para o evento, mas mostra também toda preocupação com a origem da matéria prima, tornando o país em um importante polo criativo onde o design, certificação e procedência passam a caminhar lado a lado.”


“Enquanto o Brasil e o mundo vivem problemas com o garimpo ilegal, que explora a natureza e ameaça comunidades, ela engrossa agora um time de joalheiros como Ana Khouri e Ara Vartanian e se compromete com a mineração responsável, utilizando esmeraldas de minas certificadas e vindas de areas livres de contlito. Lais segue apostando também no ouro de reuso, incentivando o upcycling de peças que estão paradas no porta-joias de suas clientes. O lançamento da coleção tambem esta atrelado a uma doação para o NMNEPA (Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense), fomentando o empreendedorismo feminino.”


Mas a responsabilidade social de Laís e de sua marca não param por aí. Um desenvolvimento ético das peças é outra parte-chave do processo. O trabalho dos exploradores de pedras destinadas à marca, por exemplo, é fruto de uma mineração consciente, com práticas ambiental e socialmente responsáveis, e em áreas livres de conflito. A label, a primeira a se engajar no movimento The Future is Brilliant, que estimula a mineração consciente no Brasil, trabalha com a mineradora Belmont, em Minas Gerais. Desde a compra de esmeraldas de mineração responsável, o rastreamento da cadeia de pedras e o compromisso com o manejo dos recursos ambientais e dos detritos gerados pelo proces-so, tudo ali é controlado. "A origem das pedras era uma preocupação para mim. Fui conhecer a Belmont pessoalmente e voltei com o coração mais leve ao ver com meus olhos que é possível ter uma joia linda, oriunda de uma mineradora que se preocupa com boas práticas socioambientais", , explica a designer.


“CONSCIÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO OS JOALHEIROS ARA VARTANIAN E LAIS DEMARCHI CONVERSAM SOBRE OS IMPACTOS DA INDUSTRIA JOALHEIRA, MINERAGAO RESPONSAVEL, OURO CERTIFICADO É O PODER DO COLETIVO.

“Fundada em 2012 por Lais Demarchi, 34 anos, a Verachi atende em um estúdio com hora marcada em São Paulo e possui e-commerce (verachi.com.br), A marca tem abraçado boas práticas de responsabilidade social c ambienta). Entre clas, a utilização de ouro de upryding (é incentivado que as próprias clientes tragam peças antigas) e de pedras provenientes de mineradoras que praticam mineração responsáve.” Vogue, Maio de 2023.


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